Leucurogina

    Leucurogina é uma proteína recombinante produzida exclusivamente pela Proteobrás e parceiros. Apresenta atividade desintegrina-símile, ou seja, é capaz de antagonizar a interação de integrinas com seus agonistas. Integrinas são proteínas de membrana envolvidas na troca de informações entre a matriz extracelular e o ambiente intracelular.
    Essas trocas de informações envolvem processos celulares de grande importância fisiológica como agregação, proliferação e recrutamento celular e por isso integrinas estão envolvidas com desenvolvimento de câncer e outras doenças dependentes de angiogênese.
    Angiogênese é o processo que leva à formação de novos vasos sanguíneos, necessário para o aporte de oxigênio e nutrientes às células tumorais. É altamente dependente de agregação, proliferação e recrutamento celular.
    Dados recentes mostram que angiogênese é importante também para o desenvolvimento da obesidade (Rupnick e cols, 2002; Kolonin e cols, 2004). 
    Resultados obtidos por grupos parceiros mostram que leucurogina apresenta potente atividade antiangiogênica (Almeida e cols, 2022), sendo por isso capaz de reduzir crescimento tumoral e obesidade. Surpreendentemente foi observado que leucurogina é capaz de abolir atividade epileptogênica (Oliveira JF, 2016), provavelmente por interferir em algum processo dependente de integrina envolvido na atividade epiléptica.